quarta-feira, 29 de junho de 2011

Psicanálise

A psicanálise nasceu na Áustria, e teve como seu fundador Sigmund Freud.

Esta corrente defende a existência do inconsciente, que define como uma zona do psiquismo constituída por impulsos e desejos de carácter sexual.
A psicanálise sustenta ainda a existência da sexualidade infantil, que se manifestaria desde o nascimento, a sexualidade assumiria diferentes manifestações nos diferentes estádios psicossexuais sendo um elemento essencial no processo de desenvolvimento da personalidade.




Segundo Freud a mente humana seria dividida em três elementos:
-id (inconsciente): constituída por recordações e desejos de que não temos percepção. Existe desde o nascimento, regendo-se pelo princípio do prazer. Este princípio orienta-se pelo objectivo de satisfazer os desejos de natureza sexual.

- ego(consciente): É a zona consciente da mente humana que se forma a partir do id no primeiro ano de vida. Coagido pelo id, que visa a realização de desejos e impulsos, e pelo superego, que representa a moral, o ego vive frequentemente em conflitos.

-super-ego( pré-consciente): é a zona do psiquismo que equivale à “absorção” dos valores e normas da sociedade. Constrói-se entre os 3 e os 5 anos no processo de socialização tendo como modelos os pais e outros adultos. Tenta induzir o ego a não realizar os impulsos do id.




Sem comentários:

Enviar um comentário