sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento moral

Na sociedade actual, que se diz em crise de valores, é de elevada importância perceber como os cidadãos adoptam os valores que orientam o seu comportamento, e estando nós, estudantes de Desporto, inseridos num meio educacional em que provavelmente assumiremos um papel importantíssimo na educação de jovens, a moralidade destes é uma preocupação fulcral.
Nesta actualização analisarei o conceito de desenvolvimento moral, especialmente na infância e adolescência. Neste âmbito podemos salientar os estudos de Piaget(1973) e Kohlberg(1981) ambos indubitavelmente válidos nesta temática.




Jean Piaget

De acordo com Piaget, existiam duas morais distintas nas crianças, a moral heterónima e a moral autónoma, desta forma, defendeu que não se poderia falar em estádios morais mas sim em fases caracterizadas pela heteronomia e pela autonomia.







Lawrence Kohlberg

O trabalho de Piaget foi preponderante como impulsionador da teoria de Kohlberg do desenvolvimento moral.
Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral com base em dilemas, e apoiando-se nessas questões e dilemas defendeu que o desenvolvimento moral se dividia em três níveis, que posteriormente se subdividiam em dois estádios, que caracterizavam o nível correspondente, sendo o segundo estádio mais avançado que o anterior.
Caracterizam-se também pelo facto de serem qualitativamente diferentes, uma vez que os princípios tendem a aumentar o grau de complexidade e conformidade.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Psicanálise

A psicanálise nasceu na Áustria, e teve como seu fundador Sigmund Freud.

Esta corrente defende a existência do inconsciente, que define como uma zona do psiquismo constituída por impulsos e desejos de carácter sexual.
A psicanálise sustenta ainda a existência da sexualidade infantil, que se manifestaria desde o nascimento, a sexualidade assumiria diferentes manifestações nos diferentes estádios psicossexuais sendo um elemento essencial no processo de desenvolvimento da personalidade.




Segundo Freud a mente humana seria dividida em três elementos:
-id (inconsciente): constituída por recordações e desejos de que não temos percepção. Existe desde o nascimento, regendo-se pelo princípio do prazer. Este princípio orienta-se pelo objectivo de satisfazer os desejos de natureza sexual.

- ego(consciente): É a zona consciente da mente humana que se forma a partir do id no primeiro ano de vida. Coagido pelo id, que visa a realização de desejos e impulsos, e pelo superego, que representa a moral, o ego vive frequentemente em conflitos.

-super-ego( pré-consciente): é a zona do psiquismo que equivale à “absorção” dos valores e normas da sociedade. Constrói-se entre os 3 e os 5 anos no processo de socialização tendo como modelos os pais e outros adultos. Tenta induzir o ego a não realizar os impulsos do id.




domingo, 26 de junho de 2011

Gestaltismo

Hoje dedicarnos-emos ao Gestaltismo, a psicologia da Gestalt desenvolveu-se na Europa a partir de 1912, pela necessidade da existência de uma teoria que salientasse o aspecto global da realidade psicológica, compreendendo o homem como uma totalidade, contudo, não menosprezando o valor da experimentação científica.

A psicologia da Gestalt considera assim que o objectivo da psicologia é o estudo da experiência de um organismo total, dando ênfase à percepção.

Princípios da Gestalt:

1) Emergência: a percepção da emergência da totalidade precede a identificação das partes.

A imagem pode parecer um cojunto aleatório de pontos negros, porém, é um cão a beber água num ribeiro.





2) Construção generativa: “o todo é mais que as partes”




3) Multi-estabilidade: as experiências perceptuais ambíguas são alternativamente globais e multi-estáveis.
Quantas pernas tem o elefante?






O que está mal com este triângulo? Estará a geometria correcta?












4) Invariância- a percepção dos objectos geométricos é invariante relativamente à distância e à perspectiva visual.

sábado, 25 de junho de 2011

Psicologia moderna

Lançámos a pergunta de quem teria sido o fundador da psicologia moderna, a resposta correcta era Wilhelm Wunt. Mais de 80% dos votos recaíram sob a resposta correcta.

A psicologia moderna nasceu na Alemanha , mais precisamente em Leipzig com a criação do primeiro laboratório de Psicologia por Wilhelm Wunt, influenciado por inúmeros filósofos empiristas e psicofísicos.
Assim , a Psicologia emancipou-se definitivamente da Filosofia conquistando a sua autonomia e atingindo o estatuto de ciência. Tendo investigadores próprios, que, apoiando-se na investigação e experimentação, aperfeiçoaram os instrumentos, técnicas e métodos de estudo da Psicologia.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pergunta

QUEM FOI O FUNDADOR DA PSICOLOGIA MODERNA?

Ver Resultados

Foi na Grécia antiga que o Homem começou a olhar para si próprio, para se compreender e ao meio envolvente, o mundo , assim se começou a desenvolver a Filosofia e apareceram os seus primeiros mestres. Através desta ciência , começaram-se a desenvolver outros ramos do saber, entre eles a Psicologia.
O termo Psicologia apareceu no final do séculoXVI, em 1590, introduzido por
Rudolph Glocenyus, contudo, só no final do século XIX é que a Psicologia verdadeiramente foi considerada autónoma, libertando-se da Filosofia, devido à enunciação das leis psicofísicas de Weber e Gustav Fechener e à criação do primeiro laboratório de Psicologia por Wilhelm Wunt na cidade de Leipzig na Alemanha.



Objectivo



Este blog tem como finalidade a exposição de reflexões , opiniões, pontos de vista ou mesmo aplicações práticas, relativos à unidade curricular de Psicologia do Desenvolvimento, pertencente ao curso de Ciências do Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e leccionada no segundo semestre do ano lectivo de 2010/2011.