sábado, 2 de julho de 2011

Desenvolvimento moral

Na sociedade actual, que se diz em crise de valores, é de elevada importância perceber como os cidadãos adoptam os valores que orientam o seu comportamento, e estando nós, estudantes de Desporto, inseridos num meio educacional em que provavelmente assumiremos um papel importantíssimo na educação de jovens, a moralidade destes é uma preocupação fulcral.
Nesta actualização analisarei o conceito de desenvolvimento moral, especialmente na infância e adolescência. Neste âmbito podemos salientar os estudos de Piaget(1973) e Kohlberg(1981) ambos indubitavelmente válidos nesta temática.




Jean Piaget

De acordo com Piaget, existiam duas morais distintas nas crianças, a moral heterónima e a moral autónoma, desta forma, defendeu que não se poderia falar em estádios morais mas sim em fases caracterizadas pela heteronomia e pela autonomia.







Lawrence Kohlberg

O trabalho de Piaget foi preponderante como impulsionador da teoria de Kohlberg do desenvolvimento moral.
Kohlberg investigou o desenvolvimento do raciocínio moral com base em dilemas, e apoiando-se nessas questões e dilemas defendeu que o desenvolvimento moral se dividia em três níveis, que posteriormente se subdividiam em dois estádios, que caracterizavam o nível correspondente, sendo o segundo estádio mais avançado que o anterior.
Caracterizam-se também pelo facto de serem qualitativamente diferentes, uma vez que os princípios tendem a aumentar o grau de complexidade e conformidade.